O Fundo de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais (Fiagro) é uma junção dos recursos de vários investidores para a aplicação em ativos de investimentos do agronegócio. Os Fundos Imobiliários investem em ativos imobiliários, em CRIs (Certificados de Recebíveis do Imobiliários), LCIs (Letras de Crédito Imobiliário) e cotas de FIIs. Já o Fiagro, podem ser caracterizados em três tipos diferentes:
Um dos possíveis impactos do FIAGRO no agronegócio é a adoção mais robusta da agenda ESG (Environmental, social and corporate governance. Traduzido do inglês - Governança Ambiental, Social e Corporativa), principalmente pela entrada de fundos de investimento no setor. Atualmente, o mercado financeiro coloca os fatores ambientais, sociais e de governança como prioritários na decisão de onde aplicar recursos.
Objetivo
Segundo o Governo Federal, O FIAGRO foi criado com a intenção de ser uma alternativa para melhorar o aproveitamento do potencial agroecológico da agropecuária brasileira. Proporcionará aumento tanto da escala, quanto da sustentabilidade do agronegócio. Nesse sentido, será uma alternativa para melhorar o aproveitamento do potencial agroecológico da agropecuária brasileira. O mecanismo de constituição de um FIAGRO é baseado na possibilidade de o produtor rural integralizar cotas do Fundo com sua propriedade rural.
Outro aspecto fundamental foi a inserção do FIAGRO na Lei 8668/1993 para buscar paralelismo com o Fundo de Investimento Imobiliário (FII), evitando assimetrias nas regras de mercado. “Além de se aproveitar o caso de sucesso desses fundos, sua regulamentação e jurisprudência para que o FIAGRO atinja os efeitos pretendidos o mais rapidamente possível”, diz o secretário-adjunto. O FIAGRO foi realmente importante para o Agronegócio? O investimento (FIAGRO) foi essencial para fomentar a inovação e, consequentemente, aumentar a produtividade. Nem a pandemia de Covid-19 parou o agronegócio brasileiro. Os dados mais recentes do Mapa, mostram que o país enviou ao exterior 131,5 milhões de toneladas de produtos agrícolas por US$ 61,2 bilhões, valor 9,2% acima do mesmo período de 2019.
FONTE: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/noticias/fundo-de-investimento-pode-aumentar-producao-e-sustentabilidade-do-agro
Isabela Gimenez
22/03/2022